Resenha - O Pedacinho de Carvão (Lemony Snicket)

“Milagres acontecem, mesmo para aqueles que são pequenos,
 inflamáveis e que gostam de se vestir de preto”

Essa é minha primeira postagem e minha primeira resenha! Por isso escolhi um livro bem especial para mim: O Pedacinho de Carvão de Lemony Snicket.
Eu gosto muito de desenhar, e quero ilustrar livros infantis. Então resolvi que eu deveria ter em casa um acervo de livros infantis para me servir de referência e inspiração e O Pedacinho de Carvão foi o primeiro que comprei com esse intuito!


Primeiro post, primeira resenha, primeiro livro...


O Pedacinho de Carvão é um livro que se passa na época do Natal e, vejam só! Hoje é Natal! O autor, Lemony Snicket, é mais conhecido pelo sucesso de Desventuras em Série. Ele tem uma grande tendência a ser depressivo de uma forma bem engraçada, além disso, você nunca acabará um livro dele sem saber pelo menos uma palavra nova!
O ilustrador, Brett Helquist, também ilustrou Desventuras em Série e eu adoro o modo como ele trabalha com hachuras!


Agora, voltando para o livro...
Esta é um livro que fala de milagres, mas especificamente de milagres de Natal.  O personagem principal é um pedacinho de carvão que, talvez por um milagre, acabou caindo para fora de um saco de carvão esquecido em um jardim qualquer.
 Com inclinações artísticas, o carvãozinho pode milagrosamente pensar, andar e falar. Até então o ele nunca havia conhecido o mundo e, logo cedo, precisa lidar com as incoerências da sociedade (algo que o autor quase sempre aborda e muito bem por sinal).

O livro conta basicamente a história de como esse pequeno ser tenta achar seu lugar na sociedade e de como um curioso milagre de natal mudou sua vida.
Apesar de ser um livro infantil, O Pedacinho de Carvão está cheio de significados, afinal todos queremos nos sentir úteis de alguma forma.  Este livro ensina que muitas vezes haverá decepção, porém, muitas vezes ocorreram pequenos “milagres” (alguns totalmente inesperados), que mudaram completamente nossas vidas.


É um livro bem pequeno, mas que nos enche de esperança, recomendo para o Natal e para qualquer outra época do ano!

Um comentário:

  1. Acho digno começar um blog no natal, principalmente com um livro natalino.

    p.s.: acho que vou querer ele emprestado depois, hihi :)

    ResponderExcluir